sexta-feira, 7 de março de 2008

Compartilhar conexão de internet no Ubuntu

Bueno, existem milhares de perguntas/repostas e artigos na internet sobre como compartilhar a conexão de internet que está em um micro com Ubuntu. Mesmo assim, nunca, a apartir de um único texto, consegui compartilhar minha conexão. O que fiz, foi um apanhado, e resolvi meu problema e deixo aqui minha solução:

O micro com internet:
- tem duas placas:
-- eth0, que está conectada na internet
---- se está conectada a internet, a configuração está correta, e nada deve ser alterado
-- eth1, que vai para a rede local.
---- Endereço IP estático: 192.168.0.1
---- Máscara sub-red: 255.255.255.0
---- Endereço de gateway: deixei em branco
- Crie um script com os comandos abaixo e o execute em um terminal pelo comando sudo nome_do_script.




#!/bin/bash
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -P POSTROUTING DROP
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
iptables -A FORWARD -i eth1 -j ACCEPT



- Se você estiver usando uma conexão dsl, provavelmente você precisa alterar "eth0" por "ppp0"

O micro da rede local:
- Endereço IP estático: 192.168.0.2
- Máscara sub-red: 255.255.255.0
- Endereço de gateway: 192.168.0.1
- Configure DNS com o endereço que você deve pegar no seu arquivo /etc/resolv.conf
- Reinicie sua rede digitando no terminal sudo /etc/init.d/networking restart


Pronto! No meu funcionou, espere que funcione no seu.

Abs,
Fred


2 comentários:

Kelly disse...

Ai, Fred...
por pura preguiça ainda não uso o linux!
Além disso, uso alguns programas que só roda no rWindows!

Ah! Lembra q vc me recomendou o phyton? Adivinha??
Não fiz nada... mas só por não saber o que programar. Não sinto necessidade de programar nada, já que os programas que preciso já existem = preguiça de pensar!
hauahuahuah

Mas estou tentando acompanhar. hehehe

Abs

Ygor disse...

Valeu, camarada!
Finalmente consegui compartilhar a minha conexão no Ubuntu. Tava quase voltando pro Kurumin pra poder usar o script que vem instalado

Obrigado!