quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bolsa de valores é investimento seguro para o longo prazo?

Quem nunca leu uma reportagem de jornal ou revista, comentário de economista, ou mesmo um livro sobre investimento em bolsas de valores, e ouviu que no curto prazo esse tipo investimento é muito arriscado, mas que no longo prazo, 5-10 anos, esse risco se dilui muito.

Para corroborar essa afirmação utilizam o histórico da Bovespa (abaixo).



Agora, Bovespa é do grupo da regra ou da exceção? Como saberemos? Vejamos outras bolsas importantes. Se você pegar o índice Dow Jones (abaixo), a afirmação ainda vale.



Se você pegar a bolsa de países como México e Argentina, a história se repete.

No Canadá (abaixo), se não deu azar, ainda pode ter tido alguma valorização, mas também tem grandes chances de ter tido prejuízo. Mesmo que tivesse valorização, precisaria por na ponta do lápis para calcular se foi o melhor investimento. Afinal, juro sobre juro, mesmo que pequeno no curto prazo, pode ser considerável no longo.



Agora, e se você tivesse investido 10 anos atrás (1999-2001), ou mesmo na maior parte do período de 2000-2010, na Nasdaq (abaixo)?


Imagine investir no Japão, na bolsa de Osaka (abaixo), entre 1987-2000? Se fosse entre 2005 e 2008, teria ganho uma graninha. Mas isso é longo prazo?



E se fosse entre 1998-2002 na bolsa Suíça (abaixo), será que teria sido seu melhor investimento? Só vejo ganhos no curto e médio prazo novamente.


E se fosse entre 1999 e 2002 na bolsa de Amsterdam? Mais uma vez, ganhos, só no curto e médio prazo.

A mesma coisa em Paris?


Entre 2000 e 2001 na Alemanha, teria sido o melhor negócio? Alguma coisa "boa" em mais de 5 anos? Só se tivesse acertado previsto crises.


E se fosse entre 1998 e 2000 em Londres? Teria sido seu melhor investimento? No longo prazo, só entre 1985 e 2000.


É verdade que tivemos uma bela crise em 2008. Mas no longo prazo, crises maiores também não devem acontecer? O caso mais extremo é o do Japão: só conseguiu ganhar algum dinheiro nos últimos 20 anos quem investiu entre 2002-2003 e retirou antes do famigerado 2008. No mais, só perdeu dinheiro. Mas 5 anos está no limite de médio e longo prazo, certo?

Ai pergunto, os riscos de fato diminuem no longo prazo? Se sim, chega a ser relativamente seguro?

Para longo prazo (5-10 anos), é sempre o melhor investimento?

É possível garantir algum lucro sem ser uma pessoa de sorte ou um pouco especuladora?

Minha conclusão é que a economia é muito dinâmica e, consequentemente, a bolsa também. O cenário muda com freqüência e o longo prazo talvez seja imprevisível. Assim, me parece que apenas tendo uma gota de especulador e investindo para médio prazo é que os riscos podem se tornar mais controlados, embora mesmo assim continuem altos.

Quais são as suas conclusões?

Abs,
Fred

Fonte dos gráficos:

Todos os gráfico foram retirados do Yahoo! Finance (http://finance.yahoo.com/). Recomendo!

Nenhum comentário: